09.01.2016

AABB sem tabaco



Desde dezembro de 2014 , entrou em vigor o decreto número 8.262 de 30/05/2014, que regulamentou a lei 12.546 de 14/11/2011, que proíbe o fumo em locais fechados. A nova regra prevê a proibição do fumo em locais públicos ou privados que possuam cobertura, teto, parede, divisórias ou toldos, bem como qualquer área coberta e também a proibição de fumódromos em espaços coletivos. A fim de seguir a legislação vigente, o Clube começará a cumprir a lei de forma total, não permitindo que colaboradores, associados ou visitantes fumem em qualquer ambiente dentro das dependências do Clube, inclusive nos espaços abertos como pátios e quadras esportivas. O advogado do Clube, Bruno Scheimandel ressalta que com a vigência da lei, o exercício da qualidade de vida na AABB não é mais facultativo. “ O decreto 8.262/14 alterou o decreto 2018/96, anteriormente vigente, principalmente de definição e descrição do que é Recinto Coletivo”, completa. Assim, não só na AABB, mas em qualquer clube social e entidades assemelhadas, dentro de seus limites e muros é um recinto coletivo fechado e, portanto, com vedação total do fumo, inclusive em seus locais abertos e sem cobertura como piscinas, quadras esportivas e estacionamento, ressalta o advogado.
O cigarro está associado a 26% das mortes dos todos os tipos de câncer. No caso de tumores no pulmão, esse índice aumenta para 84%. De acordo com o Ministério da Saúde, o tabagismo é responsável por 200 mil mortes todos os anos do país. O hábito de fumar prejudica a seu corpo, deixa sua saúde debilitada e, além disso, incomoda as pessoas de seu convívio. O Clube tem como principal objetivo a qualidade de vida, desta forma, todas as decisões são tomadas para que abebeanos, funcionários e frequentadores do Clube possam viver de forma saudável e agradável dentro da associação.

O que acontece quando você decide abandonar o cigarro?
• Após 2 minutos sem cigarro a pressão arterial e a pulsação voltam ao normal;
• Após 3 semanas , a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;
• Após 1 ano, o risco de morte por infarto no miocárdio reduz pela metade;
• Abandonar o hábito pode diminuir drasticamente o risco de problemas dentários como cáries e doenças gengivais, e condições ainda mais perigosas como o câncer oral;
• Seu paladar melhora, assim como, a vontade de praticar exercícios e realizar outras atividades;
• Sua pele e seus cabelos ganham mais vida quando seu corpo fica livre dos venenos que o cigarro proporciona.
Voltar
Associação Atlética Banco do Brasil - Porto Alegre
Av. Coronel Marcos, 1000 Bairro Ipanema CEP 91760-000
Central de Relacionamento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
Sábados, das 9h às 17h

51 3243.1000