16.04.2018

Programa AABB Comunidade apresenta Projeto contra crimes cibernéticos



O Programa Integração AABB Comunidadeabraçou o projeto Mundo Digital: dialogando sobre uso ético, seguro e responsável, que desenvolve o uso consciente da internet. A ação orienta e previne crianças e adolescentes para que não sejam alvo de crimes cibernéticos. O trabalho foi realizado com 100 estudantes de 10 a 15 anos de quatro escolas atendidas pelo Programa – Monte Cristo, Leocádia Felizardo, Campos do Cristal e Anísio Teixeira –, sendo essa última referência atualmente pela participação no projeto.

Para Fernanda Andrade, Gerente de Projetos de Responsabilidade Socioambiental da AABB Porto Alegre, o diferencial do trabalho é incentivar que jovens se apropriem do conhecimento e compartilhem as mensagens com amigos, colegas e familiares. A maior prova da eficácia do projeto foi quando proliferaram notícias relacionando um suposto jogo online surgido na Rússia, denominado Baleia Azul. Quando o assunto apareceu, eles já tinham conhecimento e se manifestaram de forma clara e segura, dando mostras de que estavam aptos para lidar com aquela situação, relembra Fernanda.

O tema da segurança digital foi apresentado em 2016 por alunos em feira do Programa AABB Comunidade e, em maio de 2017, venceu o 1° lugar entre 90 concorrentes na categoria Responsabilidade Social do 5º Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal, realizado em Brasília. Com o sucesso, o Mundo Digital ganhou desdobramentos em escolas públicas, privadas e unidades de saúde. Em maio de 2018, o projeto seguirá tanto no Programa da AABB quanto em várias escolas do Vale do Taquari, que demonstraram interesse em trabalhar o assunto continuamente. E, através da seleção realizada pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho,em parceria com o Grupo RBS, o projeto foi um dos escolhidos e está no Mapa de Boas Práticas da Educação RS, fazendo parte da Série Escola Nota 10.

Voltar
Associação Atlética Banco do Brasil - Porto Alegre
Av. Coronel Marcos, 1000 Bairro Ipanema CEP 91760-000
Central de Relacionamento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
Sábados, das 9h às 17h

51 3243.1000