Na última sexta-feira, 26, a sede da AABB/ASBAC recebeu uma etapa regional do Encontro Nacional do Programa AABB Comunidade. Além das crianças e dos professores de Porto Alegre, o evento reuniu representantes dos municípios de Taquara, Osório, Santo Antônio, Sapiranga, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Entre as atividades do dia, destacaram-se os brinquedos infláveis alugados com o apoio da Fundação Banco do Brasil. Para a fazer a alegria das mais de 400 crianças que circulavam pelo local, foram servidos muita pipoca, cachorro-quente e refrigerante. Mal deu tempo para aproveitar tudo: a atenção da criançada ainda teve que se dividir entre as apresentações de música e dança, show de mágica, videokê, as voltas no carro de bombeiros, os balões enfeitados e as pinturas nos cabelos.
Através de painéis expostos no dia do evento, diversos números do programa foram expostos. Em todo o Brasil, no ano de 2005, foram 887 educadores sociais, 54.157 crianças e adolescentes e 412 municípios contemplados pelo programa. Já em 2006, saltou para 4.019 a quantidade de educadores sociais, o número de participantes ficou em 52.833 e foram 400 municípios envolvidos. A idade de quem freqüenta o programa é entre 7 e 17 anos. No Estado, são 48 municípios e 7.000 crianças e adolescentes.
Durante a cerimônia oficial do evento, que ocorre por volta das 15h, o presidente da AABB Porto Alegre, Luís Antônio Brum Silveira, valorizou a presença dos educadores e as parcerias públicas. “O pouco que se pode fazer sozinho já é válido, mas junto se pode fazer muito mais”.
Para Maria Regina Toniazzo da FBB, “somente a conjugação de esforços entre os órgãos públicos e as instituições privadas é que possibilita as transformações sociais. As frestas do sistema são grandes e ainda tem muita gente do lado de fora. Mas programas como este puxam as crianças para a educação, proporcionando mais justiça, igualdade e inclusão social”. Também presente na cerimônia, o secretário municipal dos Esportes e Lazer, João Bosco Vaz, fez referência à iniciativa do saudoso presidente Hideraldo Marcondes e a parceria com a Secretaria da Educação. Agradeceu ainda a dedicação e a parceria dos professores. “Fora do esporte, não tem salvação”, concluiu.
Antigo funcionário do Banco do Brasil, o secretário municipal do Planejamento, José Fortunati, que esteve representando o prefeito José Fogaça, afirmou que este é um projeto fantástico, porque lida com a cidadania e a formação das crianças. “Aqui, se nada contra a maré”, comentou.
Confira o Vídeo
Confira as Fotos