Fantasiados de palhaços, os educadores do programa recepcionaram na manhã desta 2ª feira, cerca de 120 alunos das escolas Custódio de Mello e Anísio Teixeira na sede da Associação Atlética Banco do Brasil. Os convidados são crianças que participam do AABB Comunidade, programa social que oferece no turno inverso da aula, atividades esportivas, recreativas e culturais. Em férias desde dezembro do ano passado, os pequenos foram recebidos com um café da manhã, brincadeiras e atrações artísticas.
Com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, o transporte dos pequenos foi viabilizado e permitiu o início das atividades na data prevista. Lanche, escovação de dentes, apresentação de dança e muitas brincadeiras marcaram o reencontro dos participantes com os seus professores. “O programa iniciou com pique total - todos estão super motivados, afirmou Fernanda Andrade, Gerente do Projeto. Segunda ela, este ano o grupo está mais homogêneo, com os objetivos iguais e com grande acolhimento das crianças”. Sobre as expectativas para 2007, Fernanda garante que a tendência é melhorar: “Vamos investir mais no atendimento às famílias e à comunidade”.
A Coordenadora Pedagógica Rosane de Alencastro Guimarães, que acompanha o grupo desde novembro, ressalta que o programa instala novos interesses nos participantes. “A facilidade de acesso à piscina, atendimento médico, odontológico e psicológico não era uma realidade para todos. A partir daqui, eles criam novos gostos e idéias”. Ela conta também que uma das novidades deste ano é o projeto “Educando para a Diversidade”, uma iniciativa que visa construir os princípios culturais, sociais e ecológicos dos alunos, a partir do que eles mesmos propuserem. Cada trimestre tratará de um dos temas e serão as próprias crianças que escolherão quais as regras e itens em questão.
Quem esteve presente na ocasião foi Adriana Ferreira Hartmann, do Instituto Ronaldinho Gaúcho, que chamou atenção para as atividades esportivas do AABB Comunidade. “É uma ótima estratégia transmitir valores, cultura e educação através de atividades que a maioria das crianças gostam, como o esporte”, afirmou.
Segundo Adriana, o Instituto irá iniciar suas atividades em breve, em uma parceria estabelecida com a PUCRS. Por enquanto, os organizadores estão em processo de avaliação das necessidades e dos potenciais das comunidades a serem beneficiadas. Adriana conta que, a princípio, as comunidades beneficiadas serão as do entorno da sede da Instituição, localizada na zona sul da Capital. “Estamos colhendo informações sobre iniciativas que dão certo, que mostram ação, e o AABB Comunidade é um belo exemplo disso”, elogia.
Confira as Fotos