Grupo Bem-me-quer

O Grupo Bem-Me-Quer teve início em meados de 1996, quando algumas mulheres que acompanhavam seus maridos até a AABB Porto Alegre, após alguns encontros e conversas informais, decidiram contribuir de forma efetiva com a sociedade. 

Nascia, então, a ideia de criar um grupo de trabalho que beneficiaria entidades carentes. Detalhes resolvidos, questões burocráticas decididas, foi formado o Grupo Bem-Me-Quer. As primeiras dificuldades foram superadas devido à motivação e ao incentivo da fundadora e coordenadora inicial, Letícia Medeiros Borges, e à perseverança das demais integrantes.

O tempo foi passando, o número de componentes aumentando, as artistas se revelando e a quantidade de instituições beneficiadas crescendo. Hoje, o Grupo, que começou apenas com o interesse de "ajudar a quem precisa", acabou se tornando, também, uma forma de terapia para quem o frequenta.

As reuniões

Os encontros, os quais começaram em outubro de 1996, ocorrem duas vezes por semana, sempre às terças e quintas-feiras. Nessas reuniões, foram construídas grandes e verdadeiras amizades. Esse trabalho é uma satisfação na vida de quem participa e uma luz de esperança na vida de quem recebe as doações.

A filosofia

A filosofia do Grupo é o companheirismo, a colaboração, a solidariedade e, sobretudo, o auxílio e o apoio a quem precisa.

As coordenadoras

  • De 1996 até 2001, a coordenação coube à fundadora do Grupo, a associada Letícia Medeiros Borges.
  • De 2001 a 2007, o Grupo foi coordenado pela associada Lilá Souza Poester.
  • De 2007 a 2013, a coordenação ficou a cargo da associada Nara Magalhães Terra.
  • Desde 2013, a associada Maria Inês Carvalho Duarte coordena o Grupo, contando com a ajuda da abebeana Neuza Conte Weiler, que ficou responsável pela vice-coordenação, e das demais voluntárias. 

As integrantes

O Grupo, que começou com um número reduzido de integrantes, conta, atualmente, com mais de 40 participantes, todas associadas ou dependentes de associados do Clube.

Os recursos

Para cumprir suas finalidades, o Bem-Me-Quer recicla e aproveita os materiais recebidos em doação, elaborando produtos artesanais destinados à venda, para arrecadação dos recursos necessários. Além disso, há a mensalidade das componentes do próprio Grupo e dos Aposentados, e as doações de entidades e pessoas ligadas à AABB, cujos produtos são vendidos em ações entre amigos, a fim de aumentar a arrecadação.

As doações

Todo mês, o Grupo distribui leite em pó para as entidades assistidas, além de  pagar o salário de uma professora de artes a uma das creches. Semestralmente, são entregues enxovais a recém-nascidos de alguns hospitais públicos de Porto Alegre. Também, mensalmente, são repassados alimentos não perecíveis, calçados, brinquedos e material escolar recebidos de terceiros aos cadastrados, conforme doações recebidas.

Os números

RECURSOS INVESTIDOS EM 2015

Número de instituições

13

Número de voluntários

43

Número de crianças/famílias beneficiadas

3.000

Total de enxovais completos (10 peças) doados para recém-nascidos em hospitais

52

Total de repasses (roupas, brinquedos e sapatos)

2.299

Valor total de leite doado

R$ 23.886,00

Total de alimentos doados

32 kg

Associação Atlética Banco do Brasil - Porto Alegre
Av. Coronel Marcos, 1000 Bairro Ipanema CEP 91760-000
Central de Relacionamento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
Sábados, das 9h às 17h

LIGUE! 51 3243.1000