Pró-memória

Desde 2002, o Departamento Cultural conta com o Pró-Memória AABB Porto Alegre, um espaço institucional, vinculado à Biblioteca.

Dentre seus objetivos, estão:

  • resgatar a história através dos registros, como materiais audiovisuais, documentos em papel e peças históricas;
  • preservar estes registros, empregando modernas técnicas de conservação, prolongando sua vida útil;
  • organizar tecnicamente esses documentos para tornar sua busca mais dinâmica, quando necessários para pesquisa ou consulta.

Equipe

A equipe conta com um funcionário nas terças e quintas-feiras durante todo o dia para cuidar do arquivo histórico. O associado que desejar mais informações fora dos dias e horários citados deve se dirigir à Biblioteca Eduardo Haute. 

Desenvolvimento

Ao longo dos anos, novas imagens e outros documentos foram acrescentados ao acervo e estão aprimorando as informações acerca da história do Clube. Muitos, por iniciativa de associados mais antigos e, também, de descendentes de abebeanos das décadas de 50 a 70.

Interatividade

Aqueles que disponham de documentos, fotografias, peças históricas e outros materiais que possam enriquecer nosso acervo ou que conheçam quem os tenha poderão entrar em contato conosco pelo telefone (51) 3243.1066, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, ou pelo email: promemoria@aabbportoalegre.com.br

Informação

O Pró-Memória com a missão de preservar a memória da AABB Porto Alegre tem atuado em diversas linhas temáticas como pesquisa, documentação e comunicação. Para vencer uma das dificuldades que é a identificação de milhares de fotografias do acervo, estão sendo convidados associados que vivenciaram eventos sociais e esportivos desde os anos 50/60 do século passado para, em grupo, colaborarem no propósito de reduzir o estoque de fotos que, por não terem no verso o nome das pessoas fotografadas, a data e a que evento se referem, perdem a finalidade como documento histórico. No dia 19 de maio de 2015, alguns desses associados participaram da primeira reunião identificatória: Adherbal Bastos da Silva, Antonio Carlos Silveira, Celso Carlucci de Campos, Eli de Souza Figueira e Luiz de Lemos Velho, aos quais o Pró-Memória agradece a gentil contribuição.

Associação Atlética Banco do Brasil - Porto Alegre
Av. Coronel Marcos, 1000 Bairro Ipanema CEP 91760-000
Central de Relacionamento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
Sábados, das 9h às 17h

LIGUE! 51 3243.1000