História

Como o próprio nome já diz, a Associação Atlética Banco do Brasil foi criada com o objetivo de fomentar a prática de esportes. Mas as atividades esportivas, os treinos para competições, os torneios internos e os jogos de final de semana sempre foram acompanhados de variadas programações sociais e culturais. Na década de 1950, quando a AABB Porto Alegre já era uma realidade com sua sede campestre, os associados também aproveitavam os momentos de lazer, entre uma partida e outra, para promover encontros culturais. A primeira manifestação deste tipo que se tem registro ocorreu em 1952, quando um grupo de associados se reuniu para uma sessão de cinema. 

De lá pra cá, muitas coisas aconteceram. Em 1997, foi idealizado o Projeto Cultural da AABB, o primeiro investimento para que o Clube fosse reconhecido como um polo cultural. Em 2000, por iniciativa do Departamento Sociocultural, foi lançado um convite para os associados que desenvolviam atividades artísticas com a finalidade de realizar uma exposição. A primeira mostra ocorreu no mesmo ano, no Espaço Infraero do Aeroporto Internacional Salgado Filho. 

Em 2002, os artistas apresentaram seus trabalhos em uma exposição coletiva intitulada “Universos”, ocorrida no espaço de arte Caixeiros Viajantes. A mostra contou com a curadoria do artista plástico Aloízio Pedersen. 

Em 2004, a exposição “Trajetórias” reuniu 24 artistas, no espaço Adel Carvalho, da Câmara Municipal de Porto Alegre. No ano seguinte, a exposição “Dimensões do Olhar”, na galeria do Hotel SESC Campestre, reuniu 30 obras. 

Em 2006 e 2007, os artistas novamente expuseram no SESC Campestre, durante a Semana Cultural do Clube. Além disso, em 2007, a exposição pôde ser visitada na Casa de Cultura Mário Quintana – CCMQ. Nos anos seguintes, as exposições ocorreram no Memorial do Rio Grande do Sul. 

Em 2008, reunimos os trabalhos de 27 integrantes do Grupo de Arte em uma coletiva intitulada “Sentimentos Expressos”. 

Em 2009, o trabalho “Arte dos Associados” teve como convidada especial a artista plástica Zoravia Bettiol e, em 2010, com a mostra “Expressarte”, reuniu 20 artistas associados. 

A partir de 2011, as exposições começaram a ser realizadas na AABB. Nesse mesmo ano, para a mostra “Expressividade”, 18 associados se inscreveram e apresentaram suas produções à curadora Adma Cora. 

Em 2012, o trabalho intitulado “Associados da Arte” também contou com 18 artistas, e o grupo teve a oportunidade de participar de uma atividade extra com as artistas Mara Caruso e Jane Godoy, que ministraram uma oficina de Livro de Artistas. 

Já em 2013, a exposição “Matisse por Nossos Olhos” teve como tema a releitura de Henri Matisse e contou com 18 obras de 15 artistas. Durante o vernissage, em homenagem aos 70 anos da AABB Porto Alegre, o Vice-Presidente Cultural, Eli de Souza Figueira, conduziu a entrega de dois livros de artistas para o Presidente da AABB, Luís Antônio Brum Silveira. Um  oferecido pelo Grupo Bem-Me-Quer, confeccionado por Maria Julieta Damasceno Ferreira e Ana Maria Rodolphi, e outro, oferecido pelos integrantes do Grupo de Arte, reuniu peças individuais alusivas à AABB. 

Hoje, o Grupo de Arte da AABB reúne 44 associados que produzem suas obras ao longo do ano e apresentam seus trabalhos durante a Semana Cultural. A caminhada do grupo, assim como a própria AABB, evolui e se aperfeiçoa a cada ano. O associado que tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido e participar do grupo pode entrar em contato com o Departamento Sociocultural pelo telefone 3243.1068.

Associação Atlética Banco do Brasil - Porto Alegre
Av. Coronel Marcos, 1000 Bairro Ipanema CEP 91760-000
Central de Relacionamento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
Sábados, das 9h às 17h

LIGUE! 51 3243.1000