Associado, visite sua área exclusiva!

Matrícula:

Data de Nascimento:

CPF:

 
 
 
 


Confira também nossa lista de convênios!

 
 


Conheça toda a infra-estrutura que a AABB oferece à você!

 
 
 


 
PROGRAMA INTEGRAÇÃO AABB COMUNIDADE - PORTO ALEGRE, RS

Histórico Nacional

As AABBs estão presentes em quase todos os municípios onde existem agências do Banco do Brasil. Em 1987, a FENABB (Federação Nacional das AABBs) criou o Programa Integração AABB Comunidade, que abriu as portas das AABBs para crianças e adolescentes em risco social, das comunidades onde estão inseridas, ocupando, assim, espaços ociosos das Associações.

Em 1997, o Programa ganhou força e a parceria da Fundação Banco do Brasil. A proposta metodológica do Programa foi desenvolvida, em julho do mesmo ano, pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (NTC/PUC/SP), tendo como princípios a Pedagogia dos Direitos, a ludicidade e a leitura da realidade social do educando, da família e da comunidade.

Com fundamentação no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Programa, que tem como objetivo primordial a complementaridade escolar e a inserção social, atende a crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 18 anos incompletos.

A experiência e os resultados obtidos ao longo desses anos comprovam que o Programa é viável e vem atingindo os objetivos propostos. O seu sucesso, todavia, somente ocorre quando há envolvimento de todos os segmentos da sociedade.

Toda a estrutura e materiais básicos necessários para a realização das atividades são fornecidos pela Fundação Banco do Brasil e pela FENABB. Porém, o Programa conta com a fundamental parceria de instituições públicas e privadas das regiões onde funciona. O AABB Comunidade já chegou a 401 municípios, 399 AABBs, envolvendo 4.000 educadores e 53.000 crianças e adolescentes.

AABB Comunidade em Porto Alegre

Em agosto de 2005, atenta às desigualdades sociais, principalmente nos grandes centros urbanos, e com a intenção de contribuir para a inclusão de crianças em risco de vulnerabilidade social, a AABB Porto Alegre implantou o Programa de Integração AABB Comunidade.

Até 2010 eram atendidas 120 crianças, e os encontros eram realizados três vezes por semana (segundas, quartas e sextas) de manhã e à tarde, sempre no contraturno da atividade escolar. Em 2011, o cenário mudou, e o Programa passou a atender a 160 crianças, com idades entre 6 e 16 anos, todas moradoras da Zona Sul da Capital e estudantes da rede pública de ensino. Cabe ressaltar que o Programa prevê o acompanhamento dos educandos até os 18 anos. Outra novidade de 2011 foi o número de encontros, que aumentou de três para cinco dias na semana.

Em 2012, implantamos o Laboratório de Aprendizagem, onde os educandos com dificuldades são atendidos por uma pedagoga, em pequenos grupos, facilitando, desse modo, o desenvolvimento dos  processos cognitivos.

O Programa funciona durante todo o ano, com programação especial nos meses de janeiro e fevereiro quando ocorre a Colônia de Férias. Durante o período em que estão na AABB, as crianças participam de atividades lúdicas pedagógicas nas áreas de música, dança, teatro, educação artística, esporte, além de atividades direcionadas à higiene, saúde e cidadania. As famílias são acompanhadas pelo NUTEFA – Núcleo de Terapia Familiar, no qual, quinzenalmente, grupos de pais se encontram para trocar experiências e serem acompanhados pela terapeuta do Programa e por voluntários. Os educandos recebem atendimentos individuais semanais de acordo com a avaliação psicopedagógica realizada. Além disso, os pequenos ganham uniforme completo, alimentação durante o período em que estão no Programa e possuem plano odontológico.

Para realizar todas estas atividades, o Clube está sempre de portas abertas a novas parcerias. A busca contínua por novos apoiadores é fator determinante para o bom andamento do AABB Comunidade.

Atualmente, o Programa recebe o apoio dos seguintes parceiros: Secretaria Municipal de Educação, como principal parceiro, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Esporte, Met Life, Banco de Alimentos, Instituto Cooperforte e Caburé Seguros.

Acesse o blog do Programa e confira as atualizações de conteúdo que os educandos disponibilizam semanalmente: http://aabbcomunidadeteen.blogspot.com.br

Confira algumas fotos:




OS PARCEIROS

Esse Projeto só se tornou possível com o decisivo apoio dos seguintes parceiros:

   





AABB recebe certificado por Cidadania Fiscal 25.02.2015
AABB recebe certificado por Cidadania Fiscal
Recentemente a AABB Porto Alegre foi agraciada pelo Governo ...
Campanha Prorrogada! AABB recebe doação de material escolar 12.02.2015
Campanha Prorrogada! AABB recebe doação de material escolar
Com o retorno das atividades escolares deste ano, muitos est...
Projeto lançado na AABB por associado ganha espaço nas escolas 02.09.2014
Projeto lançado na AABB por associado ganha espaço nas escolas
Há cerca de dois anos, o associado Renato Ribas, membro do I...



 

Associação Atlética Banco do Brasil - Porto Alegre
Av. Coronel Marcos, 1000 - Ipanema - Porto Alegre, RS - CEP 91760-000
Veja o mapa

Horário de funcionamento da Central de Relacionamento:
♦ Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
♦ Sábados, das 9h às 17h