AABB Comunidade

Histórico Nacional

As AABBs estão presentes em quase todos os municípios onde existem agências do Banco do Brasil. Em 1987, a FENABB (Federação Nacional das AABBs) criou o Programa Integração AABB Comunidade, que abriu as portas das AABBs para crianças e adolescentes em risco social das comunidades onde estão inseridas, ocupando, assim, espaços ociosos das Associações.

Em 1997, o Programa ganhou força e a parceria da Fundação Banco do Brasil. A proposta metodológica do Programa foi desenvolvida, em julho do mesmo ano, pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (NTC/PUC/SP), tendo como princípios a Pedagogia dos Direitos, a ludicidade e a leitura da realidade social do educando, da família e da comunidade.

Com fundamentação no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Programa, que tem como finalidade primordial a complementaridade escolar e a inserção social, atende a crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 18 anos incompletos.

A experiência e os resultados obtidos ao longo desses anos comprovam que o Programa é viável e vem atingindo os objetivos propostos. O seu sucesso, todavia, somente ocorre quando há envolvimento de todos os segmentos da sociedade.

Toda a estrutura e materiais básicos necessários para a realização das atividades são fornecidos pela Fundação Banco do Brasil e pela FENABB. Porém, o Programa conta com a fundamental parceria de instituições públicas e privadas das regiões onde funciona. O AABB Comunidade já chegou a 322 municípios, distribuídos pelo Distrito Federal e 25 estados, envolvendo 2.500 educadores e 42.000 crianças e adolescentes.

AABB Comunidade em Porto Alegre

Em agosto de 2005, atenta às desigualdades sociais, principalmente nos grandes centros urbanos, e com a intenção de contribuir para a inclusão de crianças em risco de vulnerabilidade social, a AABB Porto Alegre implantou o Programa de Integração AABB Comunidade.

Atualmente, atende a 200 crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino e conta com participação de quatro escolas: Escola Anísio Teixeira, Escola Monte Cristo, Escola Leocádia Felizardo e Escola Campos do Cristal.

O Programa funciona durante todo o ano, com programação especial nos meses de janeiro, fevereiro e julho, quando ocorre a Colônia de Férias. Os educandos do Programa participam das seguintes oficinas: teatro, xadrez, esportes, coral, violão, musicalização, letramento e matematização. Como destaques, salientamos a oficina de habilidades sociais, que trabalha nas questões de mediação e resolução de conflitos. Os educandos recebem anualmente uniforme completo de verão e inverno, lanche e plano odontológico.

Para realizar todas estas atividades, o Clube está sempre de portas abertas a novas parcerias. A busca contínua por novos apoiadores é fator determinante para o bom andamento do AABB Comunidade.

Atualmente, o Programa recebe o apoio dos seguintes parceiros: AVESOL, Secretaria Municipal de Educação, como principal parceiro, o Grupo Bem-Me-Quer, a Secretaria Municipal de Esporte, o Banco de Alimentos, Instituto Cooperforte e a Caburé Seguros.

Parceiros

Associação Atlética Banco do Brasil - Porto Alegre
Av. Coronel Marcos, 1000 Bairro Ipanema CEP 91760-000
Central de Relacionamento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
Sábados, das 9h às 17h

LIGUE! 51 3243.1000