12.07.2016

Vozes do Rio Grande na AABB



Inserido na programação da XIX Semana Cultural da AABB Porto Alegre, o Encontro de Coros Vozes do Rio Grande reafirmou seu sucesso na noite de 11 de julho. Com o Salão Pôr do Sol cheio, cinco Coros realizaram suas apresentações, arrancando aplausos ao término de cada canção. Durante a noite, a associada Cecília Fagundes Ghiorzi fez um discurso em homenagem para o abebeano Eli de Souza Figueira, grande incentivador e integrante do Coral, falecido 24 de março deste ano.

As apresentações

O coro que fez a abertura da edição de 2016 do Vozes do Rio Grande foi o anfitrião da noite, o Coral AABB Porto Alegre.

Iniciado em 1998 como curso de musicalização para o lazer de aposentados, passou a denominar-se Coral AABB Porto Alegre, em 2002, ao iniciar outra turma, à noite, aberta a associados e comunidade. Antes professor do curso, continua como regente, Manuel Figueiredo de Abreu. O Coral integra o Departamento Cultural e tem representado a AABB em festivais, encontros de coros e outros eventos. Atualmente é composto por 30 coralistas, entre contraltos, sopranos, baixos e tenores.

Regência: Manuel Figueiredo de Abreu

Regente Auxiliar: Morena Bauler Chagas

O segundo grupo a se apresentar foi o Coro Infanto Juvenil Sol Maior.

A Associação SOL MAIOR surgiu com o intuito de promover a educação musical gratuita para crianças e adolescentes de baixa renda por meio de programas educacionais e artísticos. Com o apoio de parceiros atende hoje, aproximadamente, 150 alunos. O Coro Infanto Juvenil Sol Maior, que é parte desse projeto, tem como objetivo aproximar as crianças da música através do canto, o exercício da sensibilidade e o fazer musical em conjunto. O grupo iniciou suas atividades em agosto de 2012 e conta com aproximadamente 38 integrantes, entre 12 e 19 anos. Além das apresentações da escola de música, o coro tem participado de encontros de coros na capital e interior do estado, além de fazer apresentações em hospitais e eventos diversos. Em 2015 o grupo foi selecionado para participar do 20º Festival Internacional de Coros de Criciúma, Santa Catarina.

Regência: Daniela Barzotti Kohlrausch

Na sequência, o Coral Caleidoscópio apresentou seu repertório.

A partir de um sonho compartilhado com um grupo de amigos, a musicista Lila Rosa de Lima , apresenta-lhes o projeto da criação de um coral comunitário independente na cidade de Canoas. Assim, fundou-se no dia 30 de agosto de 2012 o CORAL CALEIDOSCÓPIO. O projeto tem como objetivos, além da formação do grupo coral, apoiar e promover o canto coral em na comunidade, incentivando o aprimoramento técnico e artístico de seus membros .O Coral Caleidoscópio é um coral misto adulto, iniciou suas atividades em março de 2013 ,filiando-se a FECORS , tendo se apresentado em diversos Festivais de Coros em nosso Estado. Atualmente, a sua formação conta com 12 integrantes. A direção e regência são de responsabilidade da musicista Lila Rosa de Lima.

Regência: Lila Rosa de Lima

O quarto grupo a subir ao palco foi o Coral São Mateus.

O Coral São Mateus faz parte da Comunidade Evangélica São Mateus da IECLB do Bairro Tristeza, existe a mais de 30 anos e participa cantando nos cultos de sua Comunidade levando a mensagem de Deus dentro e fora da igreja.

Regência: Eduardo Alves

E, para encerrar a noite, o Grupo Vocal Canta-Ventos divertiu o público e deu um verdadeiro show no palco.

O Canta-Ventos é um grupo vocal para pessoas que têm vontade de cantar e de experimentar a ação musical compartilhada, aprendendo mais sobre sua voz e seu corpo musical. Ao entender que as duas linguagens- música e teatro-potencializam-se mutuamente, durante os ensaios nos dedicamos à vivência musical coletiva através de jogos de improvisação sonora e cênica, voltados para a construção de repertório, tudo com muito bom humor.

Regência: Simone Rasslan

Após todas as apresentações, os integrantes dos coros se reuniram para um jantar de confraternização no Salão Chapéu do Sol.

Voltar
Associação Atlética Banco do Brasil - Porto Alegre
Av. Coronel Marcos, 1000 Bairro Ipanema CEP 91760-000
Central de Relacionamento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
Sábados, das 9h às 17h

51 3243.1000